Quem sou eu

Blog da Turma C de Cinema e Rádio e TV do 1° Semestre de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Monet's Water Lilies


Por Mariana Leonardi Figueiredo

Monet's Water Lilies – Claude Monet

Monet sempre fez parte da minha vida. No meu aniversário de 6 anos minha mãe me deu um livro da história fictícia de uma menina que visitava a casa do pintor e ia descobrindo sua arte. Passei a vida inteira admirando suas belas telas e sempre ouvi minha mãe dizer como elas eram lindas ao vivo. Quando viajei em Janeiro para Nova York tive a possibilidade de visitar uma exposição especial de Monet no MoMa –Museum of Modern Art.

Localizada no segundo andar, a exposição é bem pequena (quatro telas apenas, o que é uma pena) porém isso não diminui o fato de que existe alguma coisa naquelas telas. Um fator que diferencia qualquer assunto retratado e traz um tom mágico para momentos tão comuns. Minha atenção foi dividida entre duas telas: a primeira um painel de 199.5 cm. de altura com 599 cm. de largura de suas famosas ninféias, e a outra era um retrato da Ponte Japonesa datado entre 1920-22 quando Monet já estava ficando cego. As duas tem movimento, leveza e simplicidade que torna indescrítivel o sentimento que me abateu quando as vi. “Gastei” uma hora naquela sala.

Nem preciso dizer que mesmo achando a exposição pequena demais para tanta beleza, foi marcante ter visto tal magnitude tão pertinho. É uma dica ótima para quem ama impressionismo, Monet, e arte. Toda obra acompanha uma placa com uma breve explicação, existem guias que fazem o tour não só pela exposição como pelo museu todo. A exposição vai até o dia 12 de Abril, e está acontecendo desde Setembro de 2009.

Quem for visitar o museu também pode passar na exposição do Tim Burton que é bem bacana, e bem rica em material.

No site www.moma.org você encontra mais informações, os horários de funcionamento do museu aqui e para a página especial da exposição clique aqui.

Monet em seu estúdio. Foto da exposição.


Ponte Japonesa 1920-22.


Ninféias 1914-1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário