Quem sou eu

Blog da Turma C de Cinema e Rádio e TV do 1° Semestre de 2010

sábado, 13 de março de 2010

Aba Sheli: Meu Pai, de Émile e Isabelle Tuchband, no Centro da Cultura Judaica

Por Henrique Pina - Cinema

A exposição "Aba Sheli: Meu Pai" consiste em pinturas de Émile e Isabelle Tuchband, pai e filha que compartilham o amor pela arte.
Émile nasceu em Paris, em 1933, e foi assistente de Marc Chagall. Formou-se arquiteto e mudou-se para o Brasil. Casou-se com uma brasileira em Taubaté e, em 1967, nasceu Isabelle.
Pai e filha demonstram uma tendência onírica em suas obras, porém enquanto Émile o faz com cores mais sóbrias, e retrata muitas paisagens e naturezas mortas, os quadros de Isabelle (que também é escultora, muralista e ceramista) são uma explosão de cores vivas onde o preto raramente encontra espaço, e em sua maioria são retratos femininos.
Além das pinturas, há também um espaço dedicado a expor recortes de jornais e revistas, fotografias e objetos pessoais dos pintores.
A iluminação do local é natural, proveniente de clarabóias no teto, o que é uma desvantagem em dias sem sol, pois influencia na visualização das pinturas. Porém, isso pouco afeta a beleza colorida e irreverente das obras de Émile e Isabelle Tuchband, pai e filha que merecem o reconhecimento de sua arte.
Uma dica para quem for na exposição numa sexta-feira é aproveitar o almoço no café do CCJ, o Gershwin Café, que serve comida típica Judaica.


Entrevista com o Dragão (Isabelle Tuchband)
Mixta sobre tela
100x100 cm - 2004

Violinista no Telhado (Émile Tuchband)
Acrílica sobre tela
80x70cm - 2006
Serviço: Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré)
Horário da exposição: 3ª a sábado das 12h às 21h; domingo das 12h às 19h
Entrada Gratuita
Até 25/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário