Com tal exposição, o MAM reafirma seu propósito de incentivar as atitudes de vanguarda e de contribuir para a produção e difusão da arte contemporânea no Brasil.
Tendo como referência o artigo homônimo do grande artista brasileiro Flávio de Carvalho, publicado no Diário da Noite em 1930, a exposição propõe uma reflexão sobre uma utópica cidade do futuro, onde homens e mulheres viveriam despojados de preconceitos. Artistas de diversas nacionalidades foram convidados a revisitar essa ideia, gerando uma mostra onde o bom humor e a contracultura convivem em harmonia.
Com esta amostra, pode o público compreender a influência das propostas arrojadas de Flávio de Carvalho na arte contemporânea, artista que o MAM homenageia simultaneamente com uma importante exposição retrospectiva.
A exposição traz 12 peças, entre fotografias, vídeos, cartazes e filmes em 16mm realizados por artistas nacionais e internacionais de diferentes gerações, além de materiais da Banda Secos e Molhados e de Ney Matogrosso.
Há muitas coisas que me chamaram a atenção. Em um lugar mais reservado da sala estava sendo exibido um clipe de um show do Ney Matogrosso e, ao lado da tela, estava exposta a roupa (mais parecida com uma armadura) usada pelo mesmo naquela performance.
Achei fantástico um filme de Cristina Lucas chamado "You Can Walk Too" que mostrava cachorros de diversas raças andando sobre duas patas que, na verdade, significa uma metáfora sexista representando mulheres que tentam destacar-se na sociedade como "cães que andam sobre as patas traseiras".
Infelizmente, era proibido fotografar a exposição; só pude fotografar o lado externo do museu. Sendo assim, tirei uma foto na fachada do MAM pintada pelos irmãos grafiteiros.
Vale muuuito a pena visitar essa esposição!
Informações:
Parque do Ibirapuera - Portão 3
Telefone: 5085 1300
Horários:
- Bilheteria: terça a domingo e feriados das 10h às 17h30
- Visitação: terça à domingo e feriados das 10h às 18h
A entrada é R$5,50 mas para nós, estudantes, R$2,75
Por Ana Paula Andreoli - CINEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário