Luise Weiss é uma artista plástica, gravadora, fotógrafa e professora nascida em São Paulo, em 1953.
Nos quadros expostos aborda temas como navios, imigrantes e despedidas. São quadros que transmitem um sentimento de tristeza, e principalmente de despedida. A artista relembra um pouco o impressionismo por causa de suas pinceladas, mais ao mesmo tempo o barroco, por causa das cores e da luz.

Dentre os quadros expostos apenas um é composto de cores claras. Em sua maioria, os quadros são muito escuros. Na exposição existem pinturas e fotos, e dentre as pinturas, algumas são feitas sobre tela, e outras são feitas em pedaços de panos colados um sobre o outro, com uns vergões, que dão impressão de que são coisas velhas e molhadas. Já viu roupa quando sai da máquina de lavar? Ela não fica toda enrugada? As pinturas feitas em tecidos sobrepostos são assim. Creio eu que para passar a impressão de água mesmo.

Existem também as fotografias, que são belíssimas, e que retratam os imigrantes. A própria Luise já disse que tira sua inspiração para as telas a partir de fotografias.

Por falar em música, a música ambiente do local é muito sombria, e eu não sei se era essa a intenção da artista, acho que as obras falam muito mais de saudade, e de um tempo que não pode voltar do que de fantasmas. Pelo fato da obras já serem muito escuras, e as pessoas serem retratadas como fantasmas (meio transparentes), quando combinadas às obras, nos trazem uma impressão meio “Turma do Penadinho”. Não sei se era essa a intenção da artista, mais uma vez digo que essa é a minha opinião.
Bom, essa é a minha impressão da exposição é essa, recomendo que todos a visitem e tirem suas próprias conclusões.
Luise Weiss - Passagens e Memórias
Museu: MASP - Museu De Arte de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1578. (Próximo à estação Trianon-MASP de Metrô)
Telefone: (11) 3251-5644
Período: De 15 de Abril a 13 de Junho de 2010
Horários: Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. (bilheteria aberta até as 17h.)
Às quintas feiras das 11h às 20h. (bilheteria aberta até as 19h.)
Ingressos: R$ 15,00. Estudantes: R$ 7,00. Gratuito até 10 anos, e acima de 60 anos. Às terças feiras a entrada é gratuita para todos.
Por: Giovanna Canela Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário