Quem sou eu

Blog da Turma C de Cinema e Rádio e TV do 1° Semestre de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Contemporáneo 25. Alberto Passolini. Malona!






Visitar a terra dos nossos hermanos sempre é muito bom. Aproveitei a minha última manhã para ir ao principal museu do país: o MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Verdade seja dita: eu fui lá mesmo para ver de perto o "Abaporu", da Tarsila do Amaral. Uma pena que nao esteja sob domínio da família da artista, mas enfim.




Por um acaso acabei entrando numa exposição - que leva o título deste post - muito interessante. O museu estava cheio, mas consegui entender pouco da exposição. Mesmo assim, fiz depois uma pequena pesquisa e parece que compreendi melhor. A exposição retrata uma releitura das obras argentinas do século XIX, pelo artista Alberto Pasolini (1968). A obra que parece ter maior importância e carregada de significado é a chamada "Malona!." Uma obra de 2,60X4,60 m , com pinceladas fortes e cores contrastantes que inspiraram uma segunda parte da exposição com fotos de mulheres posando como modelos vivos da cena pintada.




Existem outras obras nessa exposição, como as várias versões de "La Matadera y el Cautivo, Revista Porteña" e "Malón académico". O fato é que o objetivo dessa exposção é relacionar o bicentenário sabe-se lá do que - sinto muito a falta de precisão nas informações, mas os murais explicativos no museu estavam muito mau escritos e no site do museu também não há uma explicação sobre o que se trata o festejo do bicentenário - com o início da participação feminina no ramo das Artes, que pelo o que parece, nunca aprovou muito as obras das mulheres argentinas.




Contudo, apesar da má organização do museu e tudo mais, pelo menos vi obras bonitas e apreciei o "Abaporu". Mesmo não sendo sobre essa exposição vou colocar uma foto aqui só pra ilustrar. Caso alguém um dia vá até o MAB, fica já dito que é proibida a entrada de máquina fotográfica. Uma pena, porque o espaço possui muitas esculturas e telas que ficam no hall e no jardim que são merecedoras de um clic. Por isso as imagens que estão neste post, excluindo a minha em frente ao museu, foram retiradas do site do próprio museu: http://www.malba.org.ar/





Horários: de quinta até segunda-feira e feriadosdas 12:00 às 20:00. Quarta-feira até 21:00. Terça-feira fechada. Rendimentos até 30' antes de fechar.
Valor da entrada Adultos: $18.Os professores e aposentados: $9.Estudantes: $9.Crianças menores de 5 anos: grátis.Clientes Citi: 25% de desconto Quarta-feira:Geral: $6.Os professores e aposentados: $3.Estudantes: grátis.


Contemporáneo 25. Alberto Passolini. Malona!: Vai até dia 12 de julho e está localizada na Sala

Contatoinfo@malba.org.arAvenida Figueroa Alcorta 3415 C1425CLABuenos Aires, Argentina+54 (11) 4808-6500

FELIPE BOTTINI
RTV - 3CTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário