
Estive hoje (18/05) no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e pude ver a exposição Versões do Modernismo – Coleção Tuiuiu.
Quadrados com ritmos resultantes (1953) - Ivan Serpa - Tinta industrial sobre madeira. 100 X 100 cm.
Contando com obras diversas, obras de Oswaldo Goeldi, Alberto da Veiga Guignard, Ernesto de Fiori, Tarsila do Amaral, Franz Weissmann e Aluísio Carvão, entre outros, estão presentes na exposição.
Dispostas em apenas duas salas, as obras, quadros, em sua maioria, preenchem o espaço com uma boa distância entre elas e permitem aos espectadores que circulem pela sala com conforto e com a possibilidade de admirar o espaço quase que em sua totalidade em um olhar geral.
Cartão Postal (1929) - Tarsila do Amaral. Óleo sobre a tela. 162 X 176 cm.
Se por um lado, obras conhecidas, como a de Tarsila do Amaral, se destacam e saltam aos olhos dos espectadores por suas cores chamativas e suas formas características, outras obras, porém, são extremamente peculiares e requerem um conhecimento prévio de história da arte, assim como de seus realizadores, para uma admiração mais precisa e proveitosa dessas obras. Com certeza, esse é o motivo pelo qual essas obras não causam um impacto muito positivo em um público geral, por apresentares formas geométricas, linhas muito duras e definidas, e cores pouco chamativas. Acredito que apenas admiradores que tenham conhecimento do contexto histórico que envolve essas obras e de seus respectivos criadores possam realmente admirá-las.
Enfim, posso dizer que cada obra tem a sua beleza e sua importância únicas e, claro, se tratando de obras de períodos e autores diferentes, umas acabam se destacando e agradando mais ao público do que outras, como aconteceu comigo.
Serviço: Instituto de Arte Contemporânea (IAC)
Onde: Rua Maria Antonia, 258, São Paulo. Centro Universitário Maria Antonia, Edifício Joaquim Nabuco.
Data: 10 de abril a 4 de julho de 2010.
Horários: Terça-feira a sábado das 10h às 18h. Domingo das 12h às 17h.
Ingresso: Gratuito.
Mais informações e agendamento de visitas: (55 11) 3255-2009
Acesso para deficientes físicos.
Site: www.iacbrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário